segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Dicas para quando foi queimado por Água-Viva

Segundo a especialista Alessandra Pinheiros dos Passos, a vítima ao ser queimada deve evitar ao máximo tocar no local, evitando se queimar também nas mãos e até mesmo no rosto. A ferida deve ser lavada com a própria água do mar ou se possível com soro fisiológico gelado, já que a água doce ativa o veneno. Não deve-se passar nenhum tipo de pomada, vinagre, urina (existem casos de pessoas que usam urina, vocês acreditam?), pasta de dente, ou qualquer outra substância. Portando opte pela água salgada ou pelo soro fisiológico. A queimadura poderá provocar um prurido, mas nunca coce ou esfregue no local. Se ficou algum pedaço do animal grudado na pele, retire usando algum artefato, como uma pinça. Após todos esses procedimentos procure um posto de saúde mais próximo e siga as orientações.

Em casos extremos, no qual o veneno provoca alergias mais sérias, poderá ocorrer a formação de bolhas (que já considera-se queimadura de segundo grau), portanto é importante ir à um posto médico imediatamente. Em geral as queimaduras são superficiais, de primeiro grau.

“Normalmente, a dor causada pela ferida não passa de um dia” – completa Alessandra. Mas ela alerta que em caso de infecções será necessário o uso de antibióticos. Deixando mais uma dica para os banhistas ela aconselha que não seja feita a exposição ao Sol depois da queimadura, podendo a pele ficar manchada.

E.E. Adventor Divino de Almeida
Aluno: Isabela de Paulo
Matéria:Ciências:Prof °- Vanja

Nenhum comentário:

Postar um comentário